Thompsonômetro explodindo

30jun07

Para aqueles que não sabem, Jack Thompson é um advogado oriundo do grande país democrático. O rapaz cinquentão é dose tripla: conservador, cristão e republicano, segundo ele mesmo. Começou a atacar letras de rap, mas logo se voltou para a violência nos games e, como não poderia deixar de ser, GTA é um de seus maiores alvos, mas a Rockstar não deixou por menos e deu motivos como Bully pra que ele perdesse mais fios de cabelo. Nos recentes assassinatos ocorridos em Virginia Tech, foi o primeiro a dizer que o assassino foi influenciado pelos games, treinado por eles e blá blá. Pasmem: não importa se encontraram jogos na casa dele ou não. Não importa o que os colegas atuais diziam sobre seus hábitos. Ele era jovem e os jovens gostam de jogos violentos. Ponto.

A Globo, assim como muitos, não perdeu tempo e emplacou um Duke Nukem 3D no “Bom Dia SP/Brasil” com máximas adoráveis, verdadeiras e pouco generalistas, como muito bem destacou no velho negrito o freeko Renato Bueno.

Acho que Thompson nunca teve um videogame na vida… pais autoritários, sabe como é. Daí descamba pra esse tipo de violência… violência do âncora pra cima dele:

(se for assistir só a um, o segundo é melhor. Ou, como os jovens gostam, mais “violento”)


Em ambos os vídeos, Jack Thompson diz várias vezes que o batimento cardíaco do atirador estava a menos de 60bpm. E por causa disso ele só poderia ter ensaiado antes num jogo violento. Ah, claro. No primeiro vídeo, o âncora diz: “Há algo muito errado com esses atiradores. É uma coisa treinar num videogame e outra coisa efetivamente executar aquilo.” e, finalizando a conversa: “Ok, falamos com Jack Thompson, um advogado que se especializa… ahn… terrivelmente nesses… ahn… nesses crimes.”

É fantástico quando Chris Matthews pergunta, no segundo vídeo: “Qual o depoimento mais recente de que ele estava envolvido com Counter Strike?” A resposta: “Colegas do colegial blá…” e é interrompido: “Ok, mas ele era um estudante do quarto ano em Virginia Tech!”
Jack Thompson:“Oh, mas 80% dos estudantes do sexo masculino passam seu tempo livre jogando esses jogos. (…) ele sabia o que estava fazendo”
Chris Matthews:“Você sabe o que ele estava fazendo? Você sabe o quanto Cho, o atirador, estava envolvido com Counter Strike nos últimos quatro anos?”
Jack Thompson: (risadinha constrangida) “Nós sabemos o que os amigos do colegial dizem, que ele jogava Counter Strike e você não pára de jogar quando vai para a faculdade, tipicamente. O FBI e o Serviço Secreto descobriram que o denominador comum entre atiradores em escolas é a imersão em entrenimento violento. (…) (cada vez mais constrangido) Você não entende que o que aconteceu é uma extensão do que ele vivia? Os videogames imitam a vida. (…) Era tudo um jogo pra ele!”
Chris Matthews:“Você não sabe disso, contudo… (…) Você está projetando outros casos neste caso. Você está projetando o que ele estava fazendo há 4 ou 5 anos atrás no que ele estava fazendo neste final de semana”
Jack Thompson: engasga.

Depois do exposto sobre a violência de Thompson, fica a pergunta: do que será ele capaz? Que processos moverá? Que vexames passará na NBC? Devemos banir a violência jurídica?

Será que infartou ao ler isso?:

Games ajudam a formar líderes do futuro, diz IBM

“O sucesso como um líder no mundo dos negócios pode depender de suas habilidades como gamer”, afirma Jim Spohrer, diretor da área de pesquisas da IBM, em um comunicado. “As organizações modernas estão reconhecendo o valor que os empregados que jogam games online têm ao aplicar no mundo real suas habilidades”.

Pelo nome, o cara deve ser um entusiasta de Spore! Mais, na PC World.

Thompson não tem limites: vem atacando até o inocente (P) South Park. Como bem disse Jason Kottke, que em seu Kottke.org, chamou a atenção do crítico Mark Dery ao listar “algumas palavras que que não estão no dicionário, mas deveriam estar”: “sarcasmo (subst.): O abismo entre o autor de criações sarcásticas e a pessoa que não o entende”.

Anúncios


No Responses Yet to “Thompsonômetro explodindo”

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: