Música? Onde?

15dez06

Algumas pessoas se prendem a estilos. Outras já buscam artistas específicos, enquanto muitas simplesmente ouvem o que “tá tocando”. Claro que tais descrições não são suficientes para abranger todo o contingente de amantes da música, mas, se vc pensar em alguns amigos seus, já dá pra encontrar esse tipo de estereótipo, não dá?

Contudo, o tipo que mais me apetece é aquele sem rótulos, preconceitos ou banalizações com a música alheia. É muito self-affirmative criticar sem dó um som que não tem nada a ver com sua banda preferida. Mas fazer isso sem ao menos ouvir uma única vez… dar uma chance… blah. E mesmo assim, se não gosta, o respeito nunca é demais.

E tenho dito: a Música é muito variada pra ser descrita só por uma palavra. A cada dia, quando descubro uma banda nova, me impressiono com as possibilidades. Uma vez vi Lenny Kravitz dizer algo parecido com o que segue: tudo o que era possível de ser feito na música já o havia sido. O que se ouve hoje são reconstruções, rearranjos etc. Não concordo inteiramente com a declaração dele, mas o que gostei foi o fato de já existir música suficiente pra alguém afirmar isso (olha que o braço da guitarra é bem extenso… que dirá dos outros instrumentos…).

Tudo isso pra estampar aqui três sites sobre música, onde se pode conhecer sempre mais: um deles é o last.fm. Completo, feito por quem ouve (ou seja, nós) e mantido por uns caras muito loucos da Inglaterra. Praticamente um orkut musical, mantém o registro das músicas ouvidas por seus usuários, oferece espaço para expressão, grupos, amigos, vizinhos (pessoas com gosto parecido ao seu, encontradas pelo last.fm), espaço para eventos e tags pra rotular músicas e bandas (já achei cada coisa nisso).

O mais legal do last.fm, na minha opinião, são as páginas de bandas. Ali se descobre MUITO sobre uma banda, num estilo bem wiki: descrições feitas por fãs (não existe / não gostou de alguma? basta escrever a sua e submeter à aceitação); discografia, músicas mais ouvidas etc e etc, além da minha seção favorita: Similar Artists. Ali eu descubro muitas outras bandas com potencial pra fazer parte da minha playlist. O melhor é que isso é baseado no que as pessoas ouvem, não no julgamento de umas poucas pessoas. Pra completar, existe a possibilidade de streaming de algumas músicas (o last.fm recomenda umas boas pra vc ouvir, além de disponibilizar várias em mp3). Você mesmo pode submeter mp3 da sua banda para download, como faz minha amiga de MSN Merél, vocalista da banda Petit Gâteau, do RJ.

O Dying Days é um local de notícias e reviews, voltado para o Rock. Feito por uma equipe fantástica (na opinião de leitor!), traz informações atualizadas semanalmente que abrangem muito mais do que a cena grunge explícita no título.

Conheci o allmusic hoje, através de uma amiga, enquanto discutíamos a validade das “similar bands” nesses sites por aí. Pareceu ser bem profissional, buscando ser uma referência em conteúdo musical, englobando todos os gêneros (segundo eles próprios). Textos sobre artistas novos e antigos figuram na página inicial, além de um sistema de busca que leva a uma bem completa página de descrição de cada um. Novo na minha lista, há ainda muito mais ali a explorar. Vamos?

PS.: Conhecedores de mais sites sobre música, não se acanhem: suas indicações, assim como qualquer comentário, são, como sempre, muito bem vindos!

Parte da minha Dashboard no last.fmPágina inicial do Dying DaysPágina inicial do Allmusic

Anúncios


4 Responses to “Música? Onde?”

  1. Tem o Pandora tbm…

    Mas eu não tenho mais saco pra ficar baixando artistas novos “pra ver se eu gosto”… Hoje em dia eu só ouço coisas novas se eu ouvir por acaso e curtir ou se alguém que me conhece me diz “tu VAI gostar disso”. Talvez eu tenha ficado chato, mas acho que eu simplesmente perdi o hábito. 😛

  2. 2 Diana

    Eu já conhecia o AllMusic faz um tempo. Sempre q preciso de uma informação sobre música, corro pra lá. É ótimo pra vc ver exatamente em quais discos saíram aquela música q vc tá procurando, tanto é q foi assim q eu decidi quais álbuns do Dandy Warhols eu ia ouvir primeiro 🙂
    É um lugar onde vc pode conseguir informação confiável rapidamente.

  3. 3 Dani

    Feliz em contribuir um pouquinho e pronta pra ajudar a avaliar quaiquer similaridades aparentes! E a garimpar indispensáveis sons para serem adicionados ao Winamp! 😉

  4. Um espaço virtual deveras útil e bem feito.
    Vou imediatamente dar um pequeno pulo nos sites recomendados.
    Um abraço e continue sempre assim


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: